Para uma vida Saudável!

Dica de Nutricionista

>> Ver Postagens Antigas
quarta, 22 de junho de 2016

Dicas de Nutrição - Pneumonia viral e bacteriana

Por Tatiele Cristina Fernandes de Azevedo - Aluna do Curso de Nutrição FASIPE MT

Supervisão: Gabrieli Comachio - Nutricionista e Profa. Disciplina de Nutrição Clínica do Adulto e Idoso

Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões e pode  acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). 
Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue. 
Diferentes do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.

A pneumonia pode deixar um indivíduo realmente debilitado e quando não é devidamente tratada pode levar a uma série de complicações

O diagnóstico da pneumonia é relativamente simples e consiste em um exame clínico do paciente, auscultação dos pulmões e algumas radiografias do tórax. Quando confirmada a condição, o paciente deve ser submetido ao tratamento e mudar alguns hábitos de vida.

 

Pneumonia Viral

Pneumonia viral é uma infecção que se instala nos pulmões causada por um vírus. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios. É causada pelo Adenovírus, e Influenza Vírus e tem como sintomas, febre, tosse, dor de garganta, dor no tórax, confusão mental, fraqueza e falta de ar.

O tratamento das pneumonias por vírus depende da gravidade do quadro e do agente infectante. Caso a pneumonia viral seja provocada pela Influenza A são utilizados remédios antivirais, como Amantadina ou Rimantadina, porém quando é causada pela Influenza B é usado o antiviral Oseltamivir ou Zanamivir.

Diagnóstico

O medico provavelmente fará um exame físico, ouvindo a respiração com um estetoscópio. Pessoas que tem pneumonia viral apresentarão sons anormais durante a respiração.

 

Pneumonia Bacteriana

É uma infecção grave dos pulmões que gera sintomas como tosse com catarro, febre, dor no peito e dificuldade em respirar e que surge após uma gripe que não passa ou que piora ao longo do tempo.

A pneumonia bacteriana, normalmente, não é contagiosa e pode ser tratada em casa com a ingestão de antibióticos. Porém, no caso de bebês ou pacientes idosos, pode ser necessário internamento no hospital.

É causada pela bactéria em Streptococcos pneumoniae, no entanto, outros agentes etiológicos como Klebsiella pneumoniaeStaphyloccus aureusHaemophilus influenzaeLegionella peumophila também podem levar ao surgimento da doença.

O tratamento da pneumonia bacteriana para Staphyloccus aureus e feita com antibióticos como Oxacilina, Ceftriaxona, ou amoxacilina com ácido clavulânico.

 

Alimentos naturais que auxiliam no tratamento da Pneumonia

Alho

É um dos melhores remédios caseiros que são utilizados para tratar a pneumonia, pois o mesmo é um antibiótico natural que elimina os germes que se encontram no organismo.

Morango, Tomate e Goiaba.

São ricas em vitaminas C e ajuda a subir as defesas do organismo, otimizando a eliminação dos vírus e bactérias que causam muitas doenças.

Cenoura        

Alimento rico em vitamina A, muito recomendada para ajudar o bom funcionamento dos órgãos da visão e tem efeito benéfico na saúde dos pulmões.

Gengibre

Tem propriedades curativas que eliminam a pneumonia do corpo.

Cebola

Tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. 

 

Xarope de Guaco

É uma planta rica em cumarina, substância que age no sistema respiratório ajuda no combate a tosse e resfriados e pode ser consumida em forma de chá ou de xarope.

 

Benefícios

·                Broncodilatador: abre as vias áreas e ajuda a respirar melhor;

·                Expectorante: facilita a eliminação de secreções;

Com estes benefícios, o xarope de guaco é indicado para cuidar de resfriado, gripe, asma, bronquite e outras doenças respiratórias.

Ingredientes

·                10 folhas de guaco socadas;

·                2 limões cortados em finas fatias;

·                5 colheres de sopa de mel;

·                5 colheres de sopa de açúcar;

·                ½ litro de água filtrada;

Modo de preparo

No fogo, derreta o açúcar. Acrescenta as folhas de guaco e o limão. Ferva por 15 minutos. Espere amornar e misture o mel.

Armazene em um recipiente escuro e com tampa.

A ingestão deve ser de até 4 colheres de sopa por dia e não elimina a necessidade de avaliações médicas.

O consumo de Guaco é contra indicado para pessoas que fazem o uso de anticoagulantes; crianças com menos de um ano de idade e indivíduos que sofram de doenças no fígado.

 

FITOTERÁPICOS:

 

Folhas de limoeiro e mel

As folhas de limoeiro possuem propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas que ajudam a reduzir a irritação do pulmão. Além disso, o mel, com sua ação expectorante, facilita a retirada do catarro e aumenta o bem-estar.

 

Sabugueiro e cebola

É um excelente remédio para pneumonia, pois o sabugueiro tem ação anti-inflamatória, expectorante e antiviral, reduzindo a tosse, o catarro e complementando, principalmente, o tratamento da pneumonia viral. Além disso, a cebola tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas excelentes para diminuir a infecção causada pela pneumonia bacteriana.           

 

Chá de eucalipto

O chá de eucalipto ele ajuda a eliminar o catarro, auxiliando na retirada das secreções infectadas do pulmão e no tratamento da tosse. O eucalipto pode ser usado como chá ou inalado através do vapor do chá. Pode ser usado por crianças.

 

Chá de alcachofra                

Possui propriedades depurativas do sangue que ajudam o organismo a recuperar-se mais rapidamente da pneumonia.

 

Orientação Nutricional

·                Não fumar, porque provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos;

·                 Adote um estilo de vida saudável: dieta balanceada, prática de atividades físicas, gerenciamento do estresse e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal garantem uma boa qualidade de vida, com menor risco de contrair doenças que atacam o organismo quando este está debilitado;

·                Evitar alimentos gordurosos, frituras, açúcar, sal e cafeína, pois esses alimentos podem sobrecarregar o organismo;

·                Ingerir alimentos antioxidantes, pois auxiliam na melhora do sistema imunológico;

·                Mantenha atualizado o calendário de vacinação; 

·                Ingerir cerca de 1,5 à 2 litros de água por dia ,pois ela fundamental para o bom funcionamento do organismo.

·                Lave bem as mãos: elas estão sempre em contato com germes, quando tocam o corpo, os olhos, a boca ou o nariz, podem contaminar o corpo humano;

·                Não ingerir bebidas alcoólicas, pois interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório;

DIETA

 

REFEIÇÃO

MEDIDAS CASEIRAS

D

E

S

J

E

J

U

M

 

SUCO DE MORANGO

PÃO CASEIRO

MANTEIGA

 

 

1 COPO 200 ML

1 FATIA

½ COLHER SOPA

 

L

A

N

C

H

E

 

 

MAMÃO COM GRANOLA

 

 

 

1 FATIA

 

A

L

M

O

Ç

O

ARROZ

FEIJÃO

PEIXE ASSADO

TOMATE

ABOBRINHA VERDE

CENOURA COZIDA

SUCO DE LARANJA

 

3 COLHERES S CHEIA

1 CONCHA

1 PEDAÇO MÉDIO

½ TOMATE

2 COLHERES S CHEIAS

3 COLHERES S CHEIA

1 COPO 140 ML

 

L

A

N

C

H

E

BISCOITOS DE POLVILHO

CHÁ DE LIMOEIRO COM MEL E GENGIBRE

 

 

1 FATIA

1 COPO 200 ML

 

J

A

N

T

A

R

ARROZ

FEIJÃO

CARNE DE PANELA ACEBOLADA

CHUCHU COZIDO

CENOURA RALADA

TOMATE

 

2 COLHERES S CHEIA

1 CONCHA

1 PEDAÇO MÉDIO

3 COLHERES

3 COLHERES

½ TOMATE

 

C

E

I

A

 

 

CHÁ DE EUCALIPTO

 

 

1 XÍCARA

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FIGUEIREDO, Luiz Tadeu Moraes; Pneumonias virais: aspectos epidemiológicos, clínicos, fisiopatológicos e tratamento, Ano 2009.

Lee Kyung Yil; You You Sook; Lee Jae Wook; Kang Jin Han; Mycoplasma pneumoniae pneumonia, bacterial pneumonia and viral pneumonia Jornal Pediatra; Rio de Janeiro 2010.

Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/233_pneumonia.html, acessado 12.05.16 às 16:00hr.

Disponível em: http://www.saudemedicina.com/alimentacao-ideal-para-pneumonia/,acessado em 02.06.16 às 16:58 hr.

Disponível em: http://melhorcomsaude.com/alimentos-ajudam-tratar-pneumonia/

Disponível em: http://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-pneumonia/, acessado em 09.06.16 às 19:00hr.

Disponível em :http://www.bolsademulher.com/medicina-alternativa/1618/receita-de-xarope-de-guaco-para-tosse, acessado 09.06.16 às 20:00 hr.




So Nutri © 2013 Todos direitos reservados | Termos de uso